Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : CADERNOS DE PESQUISA DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (todos os anos)
Referências encontradas : 1037 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 26 ir para página                         

  1 / 1037 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38818
Autor:Costa, Dânia Monteiro Vieira; Gontijo, Cláudia Maria Mendes.
Título:A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira / Oral language as an integral component of play.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):268-289, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: Este texto discute a importância da brincadeira infantil para o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças. É o desdobramento de pesquisa que investigou o trabalho com a linguagem em uma instituição educativa infantil que atende crianças de 2 a 6 anos de idade. O estudo de caso utilizou como técnica de coleta dos dados a observação participante. Conclui que as crianças recriam, nas brincadeiras, situações vivenciadas nas diversas esferas de comunicação humana das quais participam e, portanto, que as brincadeiras são de natureza cultural. Acentua, ainda, a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento infantil.(AU)
Resumo em inglês: This paper discusses the importance of children's play in the development of oral language. It is the unfolding of a research whose aim was to assess language acquisition by 2 to 6 year-old children enrolled at an early childhood education institution. This case study uses participant observation as a data collection method. It concludes that, while playing, children recreate the situations they experience in the diverse spheres of human communication in which they take part and, therefore, their playing activities are cultural in nature. It further stresses the importance of collaborative work in child development.(AU)
Descritores Psi Português:COMUNICAÇÃO VERBAL
DESENVOLVIMENTO DO BRINCAR
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
RECREAÇÃO
Descritores Psi Inglês:VERBAL COMMUNICATION
CHILDHOOD PLAY DEVELOPMENT
CHILDHOOD DEVELOPMENT
RECREATION
Descritores Psi Espanhol:COMUNICACION VERBAL
DESARROLLO PARA JUGAR
DESARROLLO INFANTIL
RECREACION
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  2 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:38817
Autor:Costa, Márcio da; Koslinski, Mariane Campelo.
Título:Quase-mercado oculto: disputa por escolas "comuns" no Rio de Janeiro / A hidden quasi-market: disputing places in "common" public schools in Rio de Janeiro, Brazil.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):246-266, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.(AU)
Resumo em inglês: The article focuses on a phenomenon that is scarcely studied in the Brazilian context: the dispute for places in public schools that can not be characterized as elite or excellence centres, but that attained a good reputation as high-quality schools. By resorting to the concept of quasi-market, it analyses the results of a case study in six high- and low- prestige public schools in the city of Rio de Janeiro, which evidences the phenomenon in its perverse effects as to social selectivity, showing that the school administrative staff has an active role in the choice of their students. The article pleads for a more equitable process of school choice by discussing some consequences from the refusal to admit the existence of a quasi-market in Brazilian public school networks.
Descritores Psi Português:ENSINO PÚBLICO
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:PUBLIC SCHOOL EDUCATION
EDUCATIONAL QUALITY
PUBLIC POLICIES
EDUCATIONAL EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:ENSENANZA EN LA ESCUELA PÚBLICA
CALIDAD DE EDUCACION
POLITICAS PUBLICAS
EVALUACION EDUCACIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


  3 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38816
Autor:Martins, Angela Maria; Silva, Vandré Gomes da.
Título:Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) / State of the art: management, school autonomy and collegial organizations (2000/2008).
Fonte:Cad. pesqui;41(142):228-245, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.(AU)
Resumo em inglês: This article results of the review of scientific production on the subject of management, autonomy and the operation of collegial organizations within basic school institutions between 2000 and 2008. The survey, was carried on the Capes dissertation database, on Human Sciences periodicasl and on the historical records of events. A database of 753 source documents grouped into four basic categories was constructed. This paper discusses the quantitative data from the three types of sources and the main concerns of the researches. It aims to identify the methodological designs and the theoretical references adopted by educational policy experts regarding school management.(AU)
Descritores Psi Português:ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
PESQUISA EDUCACIONAL
ESCOLAS
AMOSTRAGEM EXPERIMENTAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL ADMINISTRATION
EDUCATIONAL RESEARCH
SCHOOLS
SAMPLING (EXPERIMENTAL)
Descritores Psi Espanhol:ADMINISTRACION EDUCACIONAL
INVESTIGACION EDUCACIONAL
ESCUELAS
MUESTREO (EXPERIMENTAL)
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  4 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:38815
Autor:Garcia, Heloisa Helena Genovese de Oliveira; Macedo, Lino de.
Título:Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestão / Parent teacher meetings in early childhood education: management styles.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):208-227, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: O artigo discute a relação entre escolas e famílias no contexto da educação infantil por meio da análise de reuniões de pais. Fundamenta-se em um estudo de caso qualitativo sobre 11 reuniões, realizadas em duas escolas municipais de educação infantil paulistanas. Foram analisados os diferentes modos de gestão pelo professor, segundo três aspectos: forma (pauta), conteúdo (temas), dinâmica (relações entre professor e pais). Os resultados indicaram modos de gestão que dificultam a participação dos pais e descaracterizam os objetivos das reuniões: forma desorganizada e rígida; conteúdo burocrático e comportamental; dinâmica fragmentada e centralizada. Ao mesmo tempo, identificaram-se indicadores que favorecem a construção de uma relação mais cooperativa durante as reuniões, correspondentes aos modos de gestão: forma compartilhada, conteúdo educacional e dinâmica coletiva. Os autores destacam a necessidade de registro e de avaliação coletiva das reuniões de pais, visando à articulação com o projeto pedagógico, o currículo e a dimensão didática.(AU)
Resumo em inglês: The article discusses the relation between schools and families in the context of early childhood education through the analysis of parent teacher meetings. Case study of eleven meetings held in two public pre-schools of São Paulo city. The different ways of meeting management were analyzed according to three aspects: form (agenda of meeting), content (subject) and dynamics (relationship between teachers and parents). The results indicated ways of management that hindrance parents participation and affect the objective of the meeting: disorganized and rigid forms; bureaucratic content; fragmented and centralized dynamics. There were also identified indicators that favor the construction of a more cooperative relationship during the meetings: shared management; educational content and group dynamics. The authors outline the necessity of record the meetings and assess its connection with the pedagogical project, the curriculum and the didactic dimension.(AU)
Descritores Psi Português:RELAÇÕES PAIS-ESCOLA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
INTERAÇÃO INTERPESSOAL
Descritores Psi Inglês:PARENT SCHOOL RELATIONSHIP
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
EDUCATIONAL ADMINISTRATION
INTERPERSONAL INTERACTION
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES PADRE-ESCUELA
CRIANZA DEL NINO
ADMINISTRACION EDUCACIONAL
INTERACCION INTERPERSONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


  5 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38814
Autor:Bontempi Júnior, Bruno.
Título:Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo / From the Institute of Education to the University of São Paulo Faculty of Philosophy.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):188-207, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: O artigo trata das relações pessoais e institucionais desencadeadas pelo ato de incorporação da Escola de Professores do extinto Instituto de Educação à Seção de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Os episódios narrados concernem à divisão de funções e de status na unidade formada nessa incorporação, pelos quais se pretende mostrar que, para além dos argumentos racionais e das justificativas de ordem epistemológica, os cursos de Pedagogia e de Didática tiveram seus destinos definidos na configuração do campo devido a uma conjunção de fatores, tais como disputas internas pelo poder na universidade, interesses profissionais dos discentes, rivalidades entre as áreas do conhecimento e lutas por status. Sugere-se que a condição desses cursos, tidos como inferiores e até mesmo inúteis no recinto da universidade, guarda certa relação com os conflitos e acomodações alimentados por tais fatores.(AU)
Resumo em inglês: This article deals with the personal and institutional relationships unleashed by the incorporation of the Teachers' Education School of the former Institute of Education into the Education Department of the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras of the Universidade de São Paulo. The episodes reported concern the division of functions and status in the unit resulting from this incorporation, they show that, beyond the rational arguments and justifications of an epistemological nature, the Pedagogy and Didactics programs have been defined in the configuration of the field due to a conjunction of factors, such as internal disputes for power at the university, students' professional interests, rivalries between the fields of knowledge and struggles for status. It points out that the position of these programs, considered as being of lesser importance and even useless within the university, has a relationship with these conflicts and accommodations.(AU)
Descritores Psi Português:FACULDADES
DIDATICA
PEDAGOGIA
Descritores Psi Inglês:GRADUATE SCHOOLS
DIDATICS
PEDAGOGY
Descritores Psi Espanhol:FACULTADES
DIDACTICA
PEDAGOGIA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  6 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38813
Autor:Gonçalves, Eliane.
Título:Novas solteiras: ecos do feminismo na mídia Brasileira / New single women: echoes of feminism in Brazilian media.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):162-187, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: A proliferação de produtos culturais sobre as solteiras sugere uma preocupação internacional com o tema na contemporaneidade. A mídia brasileira também focaliza o fenômeno da nova solteira em sintonia com a literatura e filmografia sobre mulheres com mais de 30 anos, solteiras, moradoras das grandes cidades. A emergência da expressão "novas solteiras" remete ao ideário feminista de autonomia, liberdade e independência, em oposição à solteirona do passado. Neste artigo, analiso como as mulheres sós costumam ser retratadas em textos da mídia brasileira através de polarizações marcadas por gênero, idade e posição social e geográfica. Ressalto a utilização recorrente de informações validadas por vozes autorizadas de especialistas acadêmicos, sobretudo da área psi. Por fim, mostro como algumas matérias enfatizam a solidão e a transitoriedade do morar só, operando outras oposições marcadas por gênero.(AU)
Resumo em inglês: The proliferation of cultural products on single women implies an international and contemporary concern about the issue. Brazilian media also draws attention to the new single woman attuned with the literature and filmography on singles over 30s, living in big cities. The emergency of the expression new single women, is rooted in the feminist ideas of autonomy, freedom and independency, opposed to the spinster of the past. In this paper I analyze how lone women are often portrayed in Brazilian media texts through gendered polarizations, age social and geographic position. I also point out the validation of information by academic specialists, mainly from the psych field. Finally, I show how some articles portray is way of life emphasizing loneliness and transiency, operating with other gender biased oppositios.(AU)
Descritores Psi Português:FEMINISMO
MULHERES
SOLIDAO
Descritores Psi Inglês:FEMINISM
WOMEN
LONELINESS
Descritores Psi Espanhol:FEMINISMO
MUJERES
SOLEDAD
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  7 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38812
Autor:Moss, Peter.
Título:Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório? / What future for the relationship between early childhood education and care and compulsory schooling?.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):142-159, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: A relação entre educação infantil e ensino obrigatório tem sido foco crescente de pesquisas e políticas, pois a frequência a ambas as etapas da educação cresce globalmente. O discurso da aprendizagem ao longo da vida enfatiza que a aprendizagem começa ao nascer, e o investimento nos primeiros anos de vida é cada vez mais considerado primordial, devido ao retorno positivo posterior na educação da criança. Após debater a conjuntura cultural e estrutural que contextualiza essa relação, este artigo considera quatro possibilidades de relação da pré-escola com a escolaridade primária: preparação para a escola; distanciamento; preparação da escola para receber a criança; e o vislumbre de uma possível convergência. Para encerrar, discute algumas questões críticas e argumenta que a relação entre a educação infantil e o ensino obrigatório não deveria se limitar aos primeiros anos escolares, pois uma solução plena requereria considerar o ensino secundário.(AU)
Resumo em inglês: The relationship between early childhood education and care (ECEC) and compulsory schooling is the subject of increasing research and policy attention, as attendance at both grows globally, as the discourse of lifelong learning emphasises that learning begins at birth, and as investment in early childhood is increasingly advocated for the returns it brings in later education. Having discussed the structural and cultural framework that contextualises the relationship, the article considers four possible types of relationship: preparing the child for school, stand off, making the school ready for children, and the vision of a meeting place. It concludes with a discussion of some critical questions and of how the relationship between early childhood and compulsory school should not be confined only to the first few school grades: full resolution requires inclusion of secondary education.(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
ELEMENTARY EDUCATION
SCHOOL LEARNING
Descritores Psi Espanhol:CRIANZA DEL NINO
ENSENANZA DE PRIMER GRADO
APRENDIZAJE ESCOLAR
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  8 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38811
Autor:Bassi, Marcos Edgar.
Título:Financiamento da educação infantil em seis capitais Brasileiras / Funding of preschool education in six Brazilian capitals.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):116-141, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: O artigo apresenta os resultados de estudo sobre o atendimento e o financiamento da educação infantil municipal em seis capitais brasileiras realizado no âmbito da pesquisa Educação infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foram ouvidos gestores e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios e analisados documentos sobre o atendimento de educação infantil, assim como relatórios e registros contábeis dos recursos aplicados na educação nos anos de 2007, 2008 e 2009. Complementarmente, foram consultados o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação e os dados estatísticos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, disponíveis na internet na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os dados e informações obtidos foram compilados e organizados em tabelas, gráficos e quadros comparativos e em indicadores de gasto por aluno/ano. O estudo evidenciou a diversidade na composição do atendimento e a existência de profundas desigualdades no financiamento da educação infantil nas seis capitais.(AU)
Resumo em inglês: This article presents the findings of a study on early childhood education provision and funding in six Brazilian capitals, conducted within the scope of the research Early childhood education in Brazil: qualitative and quantitative assessment, developed by Fundação Carlos Chagas and supported by Ministry of Education and the Interamerican Development Bank. The Municipal Secretary of Education managers and technicians were interviewed, and documents about early childhood education provision as well as reports and accounting records of the expenses on education in 2007, 2008 and 2009 were analyzed. Additionally, the Information System for Public Funds for Education and the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education data, available online at the National Fund for the Development of Education website, were accessed. Comparative tables, graphs and charts, as well as indicators of funds spent per student/year summarized the data and information obtained. The study revealed the diversity of Early Childhood Education provision and inequalities as far as the funding for little children's education were concerned in the six capitals.(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
POLÍTICA EDUCACIONAL
CUSTO DA EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
COST OF EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:CRIANZA DEL NINO
POLITICA EDUCACIONAL
COSTO DE EDUCACION
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  9 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38810
Autor:Myers, Robert.
Título:Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana / In search of educational quality in preschools: a Mexican experience.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):100-115, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: O objetivo deste artigo é relatar um trabalho de elaboração e aplicação de instrumentos para avaliar a qualidade da educação pré-escolar em curso no México. Após breve apresentação do contexto do trabalho, descreve-se a trajetória seguida para desenvolver um instrumento que representa uma definição operacional de qualidade e uma metodologia que o incorpora à pesquisa e à avaliação. Apresentam-se a seguir exemplos da aplicação do instrumento em dois estudos e alguns de seus resultados, e finaliza-se com algumas conclusões e implicações para o planejamento de políticas públicas.(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this paper is to acquaint the reader with on-going work in Mexico to create and apply instruments for evaluating the quality of preschool education. In the first section, the context for this work will be presented briefly. This is followed by a description of the process adopted to arrive at an instrument representing an operational definition of quality as well as a methodology that incorporates the instrument into research and evaluation. Application of the definition and methodology in two studies is offered, with a sampling of results. The paper closes with some conclusions and implications for policy and programming.(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO PRÉ-ESCOLAR
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS
Descritores Psi Inglês:PRESCHOOL EDUCATION
EDUCATIONAL QUALITY
EDUCATIONAL EVALUATION
PUBLIC POLICIES
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION PREESCOLAR
EDUCATIONAL QUALITY
EVALUACION EDUCACIONAL
POLITICAS PUBLICAS
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  10 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38809
Autor:Taggart, Brenda; Sylva, Kahty; Melhuish, Edward; Sammons, Pam; Siraj-Blatchford, Iram.
Título:O poder da pré-escola: evidências de um estudo longitudinal na Inglaterra / The power of pre-school: evidence from the Eppe Project.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):68-99, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: No âmbito do debate de experiências de pesquisa sobre a qualidade dos serviços de educação infantil, este artigo documenta as duas primeiras fases de um estudo longitudinal financiado pelo Departamento de Educação do Reino Unido. O projeto Effective provision of pre-school and primary education, 1997-2008 é o maior estudo europeu sobre a eficácia da educação pré-escolar. Apresentam-se aqui objetivos, amostra, metodologia e os principais resultados da pesquisa sobre a educação pré-escolar, que destacam a importância da qualidade nas unidades de educação infantil e mostram como a boa qualidade é essencial e traz benefícios para as crianças da pré-escola aos 11 anos de idade.(AU)
Resumo em inglês: In the discussion of research experience on the quality of early childhood educational services, this article documents the first two phases of a longitudinal study funded by United Kingdom Department of Education. The Effective provision of pre-school and primary 1997-2008 is the largest European study on the effectiveness of preschool education. The article describes its aims, the sample, methodology and key findings over the preschool period. It goes on to emphasize the importance of 'quality' in child care settings and how good quality is essential for the enduring benefits of pre-school up to age 11.(AU)
Descritores Psi Português:QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
PRÉ-ESCOLARES
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL QUALITY
PRESCHOOL STUDENTS
EDUCATIONAL EVALUATION
SCHOOL LEARNING
Descritores Psi Espanhol:CALIDAD DE EDUCACION
PRE ESCOLARES
EVALUACION EDUCACIONAL
APRENDIZAJE ESCOLAR
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  11 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38808
Autor:Kagan, Sharon Lynn.
Título:Qualidade na educação infantil: revisão de um estudo Brasileiro e recomendações / Quality matters in Brazil: reviewing a study-recommending a system.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):56-67, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: A autora comenta evidências obtidas por pesquisa de avaliação da educação infantil no Brasil, relacionando-as ao debate sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos às crianças pequenas em âmbito internacional. Refere-se a dados de inúmeros estudos realizados no exterior, os quais indicam que a boa qualidade dos programas de educação infantil impacta o desenvolvimento das crianças a longo prazo. Sugere que, para alcançar maiores níveis de qualidade, é necessário pensar a educação como um sistema constituído de duas partes principais: os programas de educação infantil e a infraestrutura para mantê-los.(AU)
Resumo em inglês: The article presents the author's comments about a Brazilian early childhood education assessment research in relation to the international debate on quality early childhood provision. For that, the author brings to the discussion evidence from other international studies on the field which reinforce that high quality early childhood programs impact child development in a long run. It is also suggested that, in order to reach high levels of quality, it is necessary to conceive education for that age group as a two-folded system: early childhood education programs as well as the infrastructure needed to sustain the programs.(AU)
Descritores Psi Português:QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMAS EDUCACIONAIS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL QUALITY
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
EDUCATIONAL PROGRAMS
EDUCATIONAL EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:CALIDAD DE EDUCACION
CRIANZA DEL NINO
PROGRAMAS EDUCACIONALES
EVALUACION EDUCACIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  12 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:38807
Autor:Campos, Maria Malta; Esposito, Yara Lúcia; Bhering, Eliana; Gimenes, Nelson; Abuchaim, Beatriz.
Título:A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras / Quality of early childhood education: a study in six Brazilian state capitals.
Fonte:Cad. pesqui;41(142):20-54, jan.-abr. 2011.
Resumo em português: artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados.(AU)
Resumo em inglês: This article presents results from a research on the quality of Early Childhood Education in Brazil that was conducted in a collaborative effort between Fundação Carlos Chagas, the Ministry of Educations and the Inter-American Development Bank. Data were collected in 147 crèches and preschools in six state capitals, during the second semester of 2009. The instruments applied for the observation of classes were the translated versions of the Infant/Toddler Environment Rating Scale-Revised Edition and the Early Childhood Environment Rating Scale-Revised Edition. Questionnaires for principals and for teachers of the observed classes were also applied. The main results are: crèches and preschools average scores were in the basic level; the lowest scores received were related to Activities (crèche and preschool), Personal care routines (crèche), and Program structure (preschool); if changes were promoted in some of the institutions characteristics, those scores could be significantly improved.(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÉ-ESCOLARES
CRECHES
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
PRESCHOOL STUDENTS
CHILD DAY CARE
EDUCATIONAL QUALITY
Descritores Psi Espanhol:CRIANZA DEL NINO
PRE ESCOLARES
JARDINES INFANTILES
CALIDAD DE EDUCACION
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


  13 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38199
Autor:Barbosa, Manuel.
Título:Educação e desafios da multiculturalização: uma pedagogia da sociedade civil / Education and the challenges of multi-culturalization: pedagogy of civil society.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):993-1023, Dez. 2010.
Resumo em português: A progressiva complexificação cultural das sociedades contemporâneas, que se seguiu à extraordinária aceleração da mobilidade e da movimentação das pessoas através das fronteiras dos Estados, vem criando enormes desafios à coesão e à convivência no interior desses cenários e exige, em respeito aos princípios fundamentais da democracia e aos direitos humanos, respostas urgentes e adequadas. As entidades governamentais, por meio de políticas sociais e culturais de antidiscriminação e de redistribuição de bens e serviços, são necessárias ao desenho dessas respostas, porém, não são suficientes para induzir a estima social pelos estranhos culturais, em particular os recém-chegados aos países economicamente mais estáveis e avançados. O apreço pelos outros culturalmente diferentes depende essencialmente de uma mudança de atitudes e comportamentos e estes só podem evoluir para formas mais amigas das diferenças culturais com a contribuição da sociedade civil mediante uma pedagogia do exemplo, centrada em novos valores, novas atitudes, novos olhares e novos comportamentos. Este texto, a partir da análise e da reflexão sobre essa problemática, argumenta em favor do papel educativo da sociedade civil na organização da vida em comum entre estranhos culturais e propõe as linhas mestras da pedagogia que redefine a agenda educativa dessa sociedade em contextos multiculturais.(AU)
Resumo em inglês: The progressive cultural complexity of contemporary societies in the wake of the extraordinary acceleration of mobility and of people's movement across state frontiers is creating enormous challenges for cohesion and living within those scenarios, and requires, in a framework of respect for fundamental principles of democracy and human rights, urgent and appropriate responses. The governmental agencies, through policies of social and cultural anti-discrimination and redistribution of goods and services, are necessary to the design of these responses. However, they are not sufficient to induce social esteem by cultural strangers, especially the newcomers to economically more stable and advanced countries. The esteem for culturally different persons is essentially dependent on a change of attitudes and behavior and these can only evolve into more friendly forms of cultural differences with the contribution of civil society through pedagogy of example focused in new values, new attitudes, new visions and new behaviors. The purpose of this text, analyzing and reflecting on this issue, argues in favor of the educational role of civil society in the organization of life in common between cultural strangers and it proposes, with some detail, the broad lines of pedagogy that redefines the educational agenda of civil society in multicultural contexts.(AU)
Descritores Psi Português:SOCIEDADE CIVIL
POLÍTICA SOCIAL
DIVERSIDADE CULTURAL
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:CIVIL SOCIETY
SOCIAL POLICY
CULTURAL DIVERSITY
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:SOCIEDAD CIVIL
POLITICA SOCIAL
DIVERSIDAD CULTURAL
EDUCACION
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  14 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:38198
Autor:Momo, Mariângela; Costa, Marisa Vorraber.
Título:Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna / School children in the XXI century: thinking about a post-modern childhood.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):965-991, Dez. 2010.
Resumo em português: O artigo apresenta um recorte de pesquisas realizadas sobre as conexões entre escola e cultura contemporânea. Nele procuramos mostrar, interpretar e problematizar modos de ser de crianças pobres que frequentam escolas públicas da periferia de uma capital brasileira. O estudo se inscreve em uma matriz de inteligibilidade que considera a infância como uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças, e vê a contemporaneidade marcada por condições imbricadas no que se conhece amplamente como cultura pós-moderna. Considera-se que esse estado da cultura, com implicações contundentes da mídia e do consumo, tem produzido tipos peculiares de sujeitos infantis, consoantes às configurações culturais do mundo contemporâneo, em que visibilidade, efemeridade, ambivalência, descartabilidade, superficialidade fazem parte da vida. São crianças que buscam infatigavelmente a fruição e o prazer; que procuram de modo incansável inscrever-se na cultura globalmente reconhecida. São crianças que se tornam o que são vivendo sob a condição pós-moderna.(AU)
Resumo em inglês: This article presents part of researches that we have carried out into the connections between school and contemporary culture. We have attempted to show, interpret, and problematize ways of being poor children in public schools located in the outskirts of a Brazilian capital. This study is inscribed in an intelligibility matrix that both considers childhood as a cultural, social, historical construction that is subject to changes, and regards contemporaneity as marked by conditions intertwined in what has been widely known as post-modern culture. We have considered that this culture state, with incisive implications of media and consumption, has produced peculiar kinds of child subjects, in accordance with cultural configurations of the contemporary world. Visibility, ephemerality, ambivalence, disposability, and superficiality are part of those children's lives. These children have relentlessly sought fruition and pleasure; they have tried to participate in the globally acknowledged culture. They become who they are by living under the post-modern condition.(AU)
Descritores Psi Português:CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
INFÂNCIA
ENSINO PÚBLICO
PÓS-MODERNIDADE
Descritores Psi Inglês:SCHOOL AGE CHILDREN
CHILDHOOD
PUBLIC SCHOOL EDUCATION
POSTMODERNISM
Descritores Psi Espanhol:NINOS EN EDAD ESCOLAR
INFANCIA
ENSENANZA EN LA ESCUELA PUBLICA
POSTMODERNIDAD
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


  15 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38197
Autor:Romero, Arturo Vallejos; Toledo, Daniela Monteiro; Ñirril, Susan Ávila.
Título:Planificación educativa en cuatro municipios chilenos / Education planing in four chilean municipalities.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):943-964, Dez. 2010.
Resumo em espanhol: El artículo presenta una experiencia inédita de planificación educativa municipal participativa y deliberativa en cuatro municipios chilenos de la Región de Los Ríos y Los Lagos. Lo que presentamos es una práctica diferente a la centralizada, no inclusiva y tradicional, que hace hincapié en tres ámbitos, por lo general controvertidos y olvidados en la planificación local: la inclusión de otros actores (aparte de los municipales), la corresponsabilidad en las tareas propuestas y el monitoreo y evaluación compartidos de lo planificado; pilares para la generación de confianzas, una planificación aterrizada y la conformación compartida de un horizonte educacional comunal. Queremos, de fondo, enfatizar que en la toma de decisiones locales "muchos es mejor que pocos" y que estos espacios potencian una planificación austera, pero no menos compleja, de acuerdos colaborativos, que pueda permanecer en el tiempo y generar inclusión y decisiones compartidas en la educación municipal.(AU)
Resumo em inglês: The article presents a new experience of participative and deliberative municipal education planning in four Chilean municipalities of the Región de los Ríos and de los Lagos. What we presented is a different practice from the centralized one, non inclusive and traditional, that insists on three scopes, generally controverted and forgotten in the local planning: the inclusion of other actors (besides the municipal ones), the joint responsibility in the proposed tasks and the shared monitoring and evaluation of the planned things; pillars for the generation of confidences, for a landed planning and for the shared conformation of a communal educational horizon. We want, basically, to emphasize that in the local decision making "many are better than few" and that these spaces harness an austere planning, but not less complex, in collaborative agreements, that can remain in the long term and generate the inclusion and shared decisions in the municipal education.(AU)
Descritores Psi Português:ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
PARTICIPAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL ADMINISTRATION
PARTICIPATION
PUBLIC ADMINISTRATION
EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:ADMINISTRACION EDUCACIONAL
PARTICIPACION
ADMINISTRACION PUBLICA
EDUCACION
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=es


  16 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38196
Autor:Julio, Josimeire M ; Vaz, Arnaldo M.
Título:Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos / Educational investigation activities: a psychoanalytical analysis of engagement in small groups.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):921-941, Dez. 2010.
Resumo em português: Observamos grupos de alunos de ensino médio que foram desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em Física. O objetivo era distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. Apresentamos um estudo pormenorizado de aulas que ocorreram no início do ano letivo em turmas do primeiro ano. Recorremos a gravações em áudio e vídeo para categorizar a participação dos alunos durante a atividade. As categorias são inspiradas no referencial psicanalítico de Grupos de Trabalho e Suposições Básicas. Com a ajuda desses conceitos foi possível caracterizar a participação individual no grupo, atentando para os impulsos emocionais que desviaram os indivíduos da tarefa. Baseados nos dados obtidos e em outros trabalhos nos quais analisamos esses grupos isoladamente, concluímos que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.(AU)
Resumo em inglês: We observed groups of secondary school students who were challenged to conduct a research activity in physics. The objective was to distinguish collaborative engagement from other forms of group participation. We present a detailed study of lessons that occurred at the beginning of the school year in first year student classes. We used audio and video recordings to categorize the students' participation during the activity. The categories draw their inspiration from the psychoanalytical approach of Working Groups and Basic Assumptions. With the help of these concepts, it was possible to characterize individual participation in the group, paying attention to the emotional impulses that diverted individuals from the task in hand. Based on the data obtained and on other works in which we analyzed these groups in isolation, we conclude that student participation depends on intrinsic aspects of the dynamics of the learning groups. Collaboration and objectivity, which are necessary for the group to function well, depend on interference that comes from outside the group.(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM ESCOLAR
TRABALHO EM GRUPO
ESTUDANTES
INTERPRETAÇÃO PSICANALÍTICA
Descritores Psi Inglês:SCHOOL LEARNING
GROUP WORK
STUDENTS
PSYCHOANALYTIC INTERPRETATION
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE ESCOLAR
TRABAJO EN GRUPO
ESTUDIANTES
INTERPRETACION PSICOANALITICA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  17 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38195
Autor:Jacomini, Márcia Aparecida.
Título:Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação? / Why do most parents and students defend school retention?.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):895-919, Dez. 2010.
Resumo em português: O objetivo do artigo é analisar a opinião de pais e alunos sobre a progressão continuada e a reprovação escolar. A pesquisa de campo, realizada em duas escolas municipais de São Paulo, teve duração de um ano letivo. Os dados foram coletados por meio de observação do cotidiano escolar e de entrevistas semiestruturadas com 56 pais e alunos, e organizados em categorias temáticas, de acordo com Bardin (2004). Duas questões centrais pautaram a pesquisa: Por que a maioria dos pais e dos alunos é contra a progressão continuada? Como construíram essa forma de pensar? A crença de que a reprovação exerce uma pressão "salutar" sobre os alunos que, por temor de perder o ano, estudariam mais e se sentiriam obrigados a ter bom comportamento e dedicação aos estudos, foi preponderante entre os sujeitos. Como as experiências escolares dos sujeitos não confirmam tais efeitos da reprovação anual, questionou-se por que eles continuam pensando assim? Os depoimentos sugerem, entre outros aspectos, que os entrevistados se apropriaram do discurso dominante, contrário às políticas de não reprovação anual, sem refletir criticamente sobre suas próprias experiências de escolarização.(AU)
Resumo em inglês: This paper analyses the opinions of parents and students on social promotion by learning cycles. The field research was conducted in two public school in São Paulo City for a whole school year. Date were collected through observation of everyday school life and from semi-structured interviews with 56 parents and students, and organized into thematic categories, according to Bardin (2004). There were two central questions behind the research: Why are most parents and students against social promotion? How did they reach this way of thinking? The belief that retention exerts a "healthy" pressure on the students is a general assumption among them. So, for the subjects interviewed, pupils would felt obliged to study more, to behave well and to dedicate themselves to their studies. As the subject's school experiences do not confirm the positive effects of school repetition, they were asked why they continue thinking in this way. Their statements suggest that they have appropriated the dominant discourse, which is against the social promotion policies, without thinking critically about their own school experiences.(AU)
Descritores Psi Português:FRACASSO ESCOLAR
RELAÇÕES PAIS-ESCOLA
ESTUDANTES
Descritores Psi Inglês:ACADEMIC FAILURE
PARENT SCHOOL RELATIONSHIP
STUDENTS
Descritores Psi Espanhol:FRACASO ESCOLAR
RELACIONES PADRE-ESCUELA
ESTUDIANTES
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  18 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38194
Autor:Fernandes, Claudia de Oliveira.
Título:A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória / Overcoming the dichotomy in retention-promotion debate on compulsory school.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):881-894, Dez. 2010.
Resumo em português: A organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos.(AU)
Resumo em inglês: The organization of schooling and the school culture are discussed in relation to the introduction of social promotion by learning cycles, particularly in public school systems. This relationship is constructed to substantiate the statement that is necessary to overcome the dichotomy established on the discourse of teachers, policy-makers and even politicians, as well as general population, on the quality of education, as far as regards the organization of the school into grades or learning cycles with social promotion. This study aims to indicate the need to eliminate the dichotomy which is often present in this issue, and to argue in favor of overcoming it in order to build more democratic school for all and for everyone.(AU)
Descritores Psi Português:QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DEMOCRACIA
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL QUALITY
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATION (HISTORY)
DEMOCRACY
Descritores Psi Espanhol:CALIDAD DE EDUCACION
POLITICA EDUCACIONAL
HISTORIA DE LA EDUCACION
DEMOCRACIA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  19 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38193
Autor:Davies, Nicholas.
Título:Educação nas leis orgânicas dos Municípios Fluminenses: pouca originalidade e muita cópia / Education in Rio de Janeiro Municipalities' constitutions: little originality and ample copy.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):857-880, Dez. 2010.
Resumo em português: O artigo examina as disposições educacionais nas Leis Orgânicas dos 92 municípios fluminenses e constata que elas apresentam pouca originalidade, pois são principalmente cópias das Constituições Federal e Estadual do Rio de Janeiro e de modelos fornecidos por consultorias legislativas ou partidos políticos. Observa que a maioria contém as mesmas formulações e os mesmos equívocos das Constituições e que existem as que até copiam errado artigos dos textos base, o que provavelmente não ocorreria se os vereadores tivessem elaborado as leis de maneira autônoma. Algumas Leis Orgânicas apresentam, contudo, contribuições originais, tanto positivas (aumento do percentual mínimo da receita orçamentária municipal para a educação) quanto negativas (redução desse percentual através de emendas). O estudo mostra como é frágil o exercício concreto da autonomia municipal na elaboração dessas leis em uma perspectiva democrática e como é ilusória a ideia de muitos que no âmbito local o exercício da cidadania é mais fácil.(AU)
Resumo em inglês: The article examines the educational provisions in the constitutions of the 92 municipalities of the State of Rio de Janeiro and finds that they show little originality, for they are mainly a copy of the Brazilian Federal Constitution, the State Constitution of Rio de Janeiro and of models sold by consultancies especialized in the sale of legal packages or supplied by political parties. It puts forward the argument that many municipal constitutions are copies of such models because they repeat the same formulations, which would not probably occur if the councillors had drafted the municipal constitutiosn autonomously. However, a number of municipal constitutions contain original contributions, both positive (increasing the minimum percentage of taxes to education) and negative (reduction of this percentage by means of amendments to the municipal constitutions. This indicates the fragility of the concrete exercise of municipal autonomy in the drafting of municipal constitutions from a democratic perspective and the illusion that many have that the exercise of citizenship is easier on a local level.(AU)
Descritores Psi Português:POLÍTICA GOVERNAMENTAL
LEIS
POLÍTICA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:GOVERNMENT POLICY MAKING
LAWS
EDUCATIONAL POLICY
Descritores Psi Espanhol:POLITICAS GUBERNAMENTALES
LEYES
POLITICA EDUCACIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  20 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto em PDF SciELO Brasil
Id:38192
Autor:Brandão, Zaia.
Título:Indagação e convicção: fronteiras entre a ciência e a ideologia / Inquiry and conviction: frontiers between science and ideology.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):849-856, Dez. 2010.
Resumo em português: Ensaio em que se defende a necessidade de o pesquisador estar atento para as diferenças entre a indagação e a convicção. Ciência e ideologia situam-se em domínios distintos - o da indagação e o da convicção - o da produção do conhecimento e o da ação política. No âmbito das Ciências Sociais e Humanas, as fronteiras entre esses dois planos são frequentemente problematizadas, seja para negar, seja para afirmar a sua pertinência. Admitindo as dificuldades de traçar essas fronteiras, o ensaio defende a procedência de se procurar preservar o distanciamento entre os dois âmbitos. No campo científico, a curiosidade e a indagação, o escrutínio racional da realidade são os móveis legítimos do ofício. Após indicar algumas questões derivadas do trânsito entre ideologia e ciência na pesquisa em educação, finaliza indicando problemas que decorrem das políticas acadêmicas.(AU)
Resumo em português: This essay defends the researcher's need to be attentive to the differences between inquiry and conviction. Science and ideology are situated in different domains - those of inquiry (production of knowledge) and those of conviction (political action). In the Social and Human Sciences the frontiers between these two planes are frequently questioned, either by denying them or by affirming them. Assuming the difficulty in drawing these frontiers, this essay defends the need to preserve the distance between the two domains. In the scientific field, curiosity and inquiry - the rational scrutiny of reality - are the researcher's legitimate motive. After indicating some questions that result from the transit between ideology and science in educational research, the essay ends by indicating problems that derive from present academic policies.(AU)
Descritores Psi Português:IDEOLOGIA
CIÊNCIA
PESQUISA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:IDEOLOGY
SCIENCE
EDUCATIONAL RESEARCH
Descritores Psi Espanhol:IDEOLOGIA
CIENCIA
INVESTIGACION EDUCACIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a09.pdf


  21 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:38191
Autor:Ribeiro, Vanda Mendes; Gusmão, Joana Borges Buarque de.
Título:Uma leitura dos usos dos indicadores da qualidade na educação / An interpretation of the uses of quality indicators in education.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):823-847, Dez. 2010.
Resumo em português: O texto analisa os dados obtidos por estudo sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação - Indique -, instrumento participativo de autoavaliação voltado para escolas. O estudo teve como objetivo buscar informações sobre as formas de utilização do material, seus limites e resultados, e consistiu na realização de entrevistas e grupos focais com técnicos de Secretarias de Educação, diretores, professores, funcionários, alunos e familiares. A análise, realizada à luz dos padrões de qualidade de processos avaliativos e dos desafios contemporâneos para a avaliação propostos por especialistas, mostrou que o uso do Indique cumpre o critério de utilidade e pode manter um nível aceitável de precisão, conseguindo assim envolver stakeholders em processos de mudanças. A avaliação e as ações por ela desencadeadas ocorrem dentro de campos de tensão relacionados a modelos de avaliação, compartilhamento de saberes dominados pelos professores (sobretudo os de caráter pedagógico) e resistências à participação, dentre outros. O Indique é considerado simples e factível pela maior parte dos entrevistados. Contudo, tal factibilidade tem limites: esbarra na dependência das escolas em relação aos órgãos dirigentes e mesmo das Secretarias de Educação em relação a instâncias externas que estimulem seu uso.(AU)
Resumo em inglês: The text analyzes the data obtained from a study into the use of Quality Indicators in Education - Indique -, a participative self-evaluation tool for schools. The study aimed to look for information on how to use the material, its limits and its results, and consisted in interviews and focus groups with technicians from Departments of Education, principals, teachers, employees, students and family members. The analysis, conducted according with the quality standards of evaluation processes and with the contemporary challenges to evaluation proposed by specialists, indicated that the use of Indique meets the usefulness criterion and can maintain an acceptable level of accuracy, thus managing to involve stakeholders in change processes. Evaluation and the actions triggered by it occur within the tension fields that are related to evaluation models, to the sharing of knowledge by teachers (especially knowledge of an educational nature) and to a reluctance to participate, among others. Indique is considered simple and feasible by most respondents. However, this feasibility has its limitations: it comes up against the dependence of schools on managing bodies and even of Departments of Education on the external agencies that encourage its use.(AU)
Descritores Psi Português:QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DE PROGRAMA EDUCACIONAL
INDICADORES DE QUALIDADE
POLÍTICA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL QUALITY
EDUCATIONAL PROGRAM EVALUATION
QUALITY INDICATOR
EDUCATIONAL POLICY
Descritores Psi Espanhol:CALIDAD DE EDUCACION
EVALUACION DE PROGRAMA EDUCACIONAL
INDICADORES DE CALIDAD
POLITICA EDUCACIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en


  22 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:38190
Autor:Sousa, Sandra Zákia; Oliveira, Romualdo Portela de.
Título:Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências / State assessment systems: the use of results, implications and trends.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):793-822, Dez. 2010.
Resumo em português: O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa sistemas de avaliação implementados por cinco unidades federadas (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), considerando as características vigentes em 2005-2007. Tendo como referência suas especificidades, busca-se explorar como os resultados produzidos vêm informando a formulação e implementação de políticas educacionais, bem como discutir seu potencial para tornar-se um marco da política educacional que efetivamente interfere na gestão das redes de ensino e das escolas. Observou-se que os sistemas tendem a apresentar características semelhantes e tomam como principal referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica, de âmbito nacional. Quanto ao uso dos resultados, são tênues ou inexistentes seus impactos ainda que precedidos, na fala de seus propositores, de ampla retórica presente na literatura sobre suas potencialidades. No entanto, a partir do balanço feito pelos próprios gestores dos sistemas, é possível identificar a preocupação de tornar tais sistemas mais efetivos. Assim, já neste estudo, identificam-se iniciativas que procuram transformar a utilização dos dados obtidos em instrumentos de gestão, como as que propõem bônus para professores e funcionários.(AU)
Resumo em inglês: This article presents the results of research that analyzes the assessment systems implemented by five brazilian states (Bahia, Ceara, Minas Gerais, Parana and Sao Paulo), considering their characteristics in 2005-2007. Taking into account their specificity, an attempt is made to explore how the results have been used for formulating and implementing educational policies, as well as their potential for becoming a milestone in educational policy that effectively intervenes in the management of schools systems and schools. It was observed that the systems tend to have similar characteristics, their main point of reference being the Basic Education Assessment System, on national level. As for using the results, their impact is at best tenuous, or even non-existent, even though, in the words of their proponents, it is preceded by powerful rhetoric, as expressed in the literature about its potential. However, from an examination of the systems carried out by the managers themselves, it is possible to identify a concern with making them more effective. So, even in this study initiatives have already been identified that seek to transform the use of the data obtained into a management tool, as the ones that propose offering bonuses to teachers and staff.(AU)
Descritores Psi Português:POLÍTICA EDUCACIONAL
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ESTUDANTES
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL EVALUATION
SCHOOL ADMINISTRATION
STUDENTS
Descritores Psi Espanhol:POLITICA EDUCACIONAL
EVALUACION EDUCACIONAL
ADMINISTRACION ESCOLAR
ESTUDIANTES
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en


  23 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38189
Autor:Qvortrup, Jens.
Título:Infância e política / Childhood and politics.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):777-792, Dez. 2010.
Resumo em português: As atitudes da nossa cultura em relação às crianças são ambíguas, o que se observa também na relação entre crianças e política. O modo protetor a que vêm sendo submetidas as crianças nos últimos dois séculos acaba por afastá-las dos adultos - e dos assuntos sérios da economia e da política. Como resolver esse dilema, que tem como consequência dificultar um discurso sobre crianças e política? Este artigo faz algumas reflexões sobre o tema e sugere que, em princípio, quando se trata de política, pode-se falar de: crianças como sujeitos; crianças/infância como objeto não visado (em termos do impacto de forças estruturais); crianças/infância como objetos visados (iniciativas políticas voltadas às crianças) e, finalmente, como objetos instrumentalizados. A grande questão que se coloca em cada caso é saber em que medida as crianças são beneficiadas e se isso não ocorre como um efeito colateral dos ganhos para os adultos/sociedade adulta. Será que haveria investimentos públicos em crianças nas dimensões que alcançam hoje se não houvesse expectativas de um retorno lucrativo?(AU)
Resumo em inglês: Our culture's attitudes towards children are ambiguous - as found also in the relationship between children and politics. The protective mood that has befallen children over the last two centuries entails their separations from adults - and from the serious business of economics and politics. How do we deal with the dilemma, which as a consequence makes it difficult to have a discourse about children and politics? This article nevertheless makes some reflections over the theme and suggests that one can, as far as politics is concerned, in principle talk about (a) children as subjects, (b) children/childhood as a non-targeted object (i.e. in terms of structural forces' impact), (c) children/childhood as targeted objects (political initiatives having children in mind), and finally as (d) instrumentalised objects. The thorny question raised in each case is to which extent children are beneficiaries or if that is the case primarily as a side effect of gains to adults/adult society. Would public investments in children have been made to the current extent, if expectations of a surplus return were not an option?(AU)
Descritores Psi Português:APRENDIZAGEM
ESTUDANTES
TRABALHO EM GRUPO
SUPERVISÃO PSICANALÍTICA
Descritores Psi Inglês:LEARNING
STUDENTS
GROUP WORK
PSYCHOANALYTIC SUPERVISION
Descritores Psi Espanhol:APRENDIZAJE
ESTUDIANTES
TRABAJO EN GRUPO
SUPERVISION PSICOANALITICA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  24 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38188
Autor:Alanen, Leena.
Título:Teoria do bem-estar das crianças / The child welfare theory.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):751-775, Dez. 2010.
Resumo em português: O texto discute as contribuições dos novos Estudos sobre a Infância em face da importância que têm assumido as crianças e a infância nos processos de reconfiguração do bem-estar social nas sociedades ocidentais avançadas.(AU)
Resumo em inglês: The text discusses the contributions of new Studies on Childhood, given the importance that children and childhood have assumed in the process of reconfiguring social welfare in advanced Western societies.(AU)
Descritores Psi Português:AJUDA (COMPORTAMENTO SOCIAL)
CRIANÇAS
POLÍTICAS PÚBLICAS
Descritores Psi Inglês:ASSISTENCE (SOCIAL BEHAVIOR)
CHILDREN
PUBLIC POLICIES
Descritores Psi Espanhol:AYUDA (COMPORTAMIENTO SOCIAL)
NINOS
POLITICAS PUBLICAS
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  25 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38187
Autor:Prout, Alan .
Título:Reconsiderando a nova sociologia da infância / Reconsidering the new sociology of childhood.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):729-750, Dez. 2010.
Resumo em português: Apesar do forte desenvolvimento e da alta produtividade nos últimos anos, a Sociologia da Infância parece estar sem rumo atualmente. Este artigo explora o problema, indicando possíveis causas e apontando algumas soluções. Argumenta-se que a construção de uma Sociologia da Infância implicou uma dupla tarefa: criar um espaço para a infância no discurso sociológico e enfrentar a crescente complexidade e ambiguidade da infância como um fenômeno contemporâneo e instável. Sustenta-se que, embora se tenha criado um espaço para a infância, isto se deu, em grande medida, nos termos de sociologia moderna, que se mostrava cada vez mais incapaz de lidar adequadamente com o mundo instável da modernidade tardia. Um aspecto importante desse problema revela-se pela reprodução, na Sociologia da Infância, das oposições dicotomizadas que caracterizaram a sociologia moderna. Três dessas oposições (ação e estrutura, natureza e cultura, ser e devir) são exploradas. Sugere-se que para libertar a Sociologia da Infância do controle desse pensamento moderno é preciso desenvolver uma estratégia para incluir o terceiro excluído. Entre outras coisas, isso pode exigir maior atenção à interdisciplinaridade, ao hibridismo do mundo social, às suas redes e mediações, à mobilidade e à relação entre gerações.(AU)
Resumo em inglês: Despite its energetic development and high productivity during the last period, the sociology of childhood seems currently to be experiencing a loss of direction. This paper explores this problem, suggesting what its causes may be and pointing to some possible remedies. It is argued that the construction of a sociology of childhood entailed a double task. First, space had to be created for childhood within sociological discourse. Second, the increasing complexity and ambiguity of childhood as a contemporary, destabilised phenomenon had to be confronted. It is argued that, whilst a space for childhood has been created, this was accomplished largely in terms of modernist sociology, a discourse that was increasingly unable to deal adequately with the destabilised world of late modernity. An important aspect of this problem is apparent in the reproduction within the sociology of childhood of the dichotomised oppositions that characterise modernist sociology. Three of these oppositions (agency and structure, nature and culture, being and becoming) are explored. It is suggested that moving the sociology of childhood beyond the grip of such modernist thinking entails developing a strategy for 'including the excluded middle'. Inter alia this may necessitate greater attention to interdisciplinarity, the hybridity of the social world, its networks and mediations, mobility and the relationality of generation.(AU)
Descritores Psi Português:SOCIOLOGIA
INFÂNCIA
CRIANÇAS
ANTROPOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SOCIOLOGY
CHILDHOOD
CHILDREN
ANTHROPOLOGY
Descritores Psi Espanhol:SOCIOLOGIA
INFANCIA
NINOS
ANTROPOLOGIA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  26 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:38186
Autor:Rosemberg, Fúlvia MARIANO, Carmem Lúcia Sussel.; Mariana, Carmem Lúcia Sussel.
Título:A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões / The international convention on the child's rights: debates and tensions.
Fonte:Cad. pesqui;40(141):693-728, Dez. 2010.
Resumo em português: Neste artigo, revisitamos a literatura sobre o contexto sociopolítico e o texto da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, bem como algumas de suas repercussões no Brasil. Nosso interesse de apresentar e discutir a literatura sobre a Convenção decorre não só da escassez da bibliografia brasileira, apesar da célere ratificação do documento pelo Brasil e de ele ter inspirado a elaboração do art. 227 da Constituição Brasileira de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Deriva, sobretudo, de sua inovação na representação de infância e dos direitos da criança e, em consequência, da intensa e instigante produção acadêmica que tem provocado no hemisfério norte. Além disso, parece-nos urgente que a sociedade brasileira disponha de embasamento mais consistente sobre os marcos legais que adota(AU)
Resumo em inglês: In this article, we look again at literature relating to socio-political contexts and the text of the International Convention on the Rights of the Child, as well as some of its repercussions in Brazil. Our interest in presenting and discussing the literature on the Convention stems not only from the fact that little has been written in Brazil on this theme, despite its speedy ratification of the document, and the fact that it inspired the drafting of Article 227 of the 1988 Brazilian Constitution and the Statute of the Child and Adolescent. It derives above all, from the way it innovated in representing childhood and children's rights and, as a consequence, the intense and challenging academic production it provoked in the northern hemisphere. Furthermore, it seems for us that Brazilian society urgently needs to have a more consistent basis for the legal frameworks it adopts(AU)
Descritores Psi Português:DIREITOS DA CRIANÇA
ADOLESCENTES
POLÍTICAS PÚBLICAS
Descritores Psi Inglês:CHILDREN RIGHTS
ADOLESCENTS
PUBLIC POLICIES
Descritores Psi Espanhol:DERECHOS DEL NINO
ADOLESCENTE
POLITICAS PUBLICAS
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  27 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37536
Autor:Perez, José Roberto Rus; Passone, Eric Ferdinando.
Título:Políticas sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes no Brasil / Social policies for children and adolescents in Brazil.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):673-648, maio-jun.2010.
Resumo em português: Este artigo analisa a emergência e o desenvolvimento das políticas sociais de atendimento infanto-juvenil concomitante ao processo de desenvolvimento do sistema de proteção social nacional, focalizando algumas das principais representações atribuídas à infância, de acordo com o período histórico e político de cada época. Busca-se apresentar a noção de infância instituída sob a constituição do aparato do Estado de Bem-Estar brasileiro, de forma a situá-la em um contexto mais amplo de transformações históricas e políticas que envolveram a emergência e consolidação das políticas sociais destinadas ao atendimento à criança e ao adolescente no Brasil ao longo do século XX e início do século XXI.(AU)
Resumo em inglês: This article analyses the emergence and development of social policies for children and adolescents attendance that are in line with the development process of the Brazilian social protection system, focusing on some of the main representations attributed to childhood, according to the historical and political periods. It seeks to present the notion of childhood instituted under the constitution of the Brazilian welfare state, in such a way as to place it within the broader context of the historical and political transformations that involved the emergence and consolidation of the social policies directed towards children and adolescents in Brazil in the 20th century and the beginning of the 21st.(AU)
Descritores Psi Português:POLITICA SOCIAL
CRIANCAS
ADOLESCENTES
CIDADANIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL POLICY
CHILDREN
ADOLESCENTS
CITIZENSHIP
Descritores Psi Espanhol:POLITICA SOCIAL
NINOS
ADOLESCENTE
CIUDADANIA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  28 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37535
Autor:Moura, Eliana Perez Gonçalves de; Zucchetti, Dinora Tereza .
Título:Educação além da escola: acolhida a outros saberes / Education beyond the school: embraced by other knowledges.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):629-648, maio-jun.2010.
Resumo em português: Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar(AU)
Resumo em inglês: Our involvement with the theme of education in the social field comes from research that is based on the theoretical and methodological principles of ethnography. In this text, which is by way of a theoretical study, we tested our position on the practices of education beyond the school, anchored to four supporting pillars. They are: urgently overcoming the debate about their various forms of appointment; a more detailed look at the issue of intentionality that is present (or not) in educational practices within the social field; an expanded concept of education, designating it as a social practice that is also a political act; the possibility of introducing other theoretical bases for educational practice that, because of its attitude of openness and welcoming acceptance, constitutes a transdisciplinary body of knowledge(AU)
Descritores Psi Português:TRANSDISCIPLINARIDADE
EDUCAÇÃO
Descritores Psi Inglês:EDUCATION
TRANSDISCIPLINARITY
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION
TRANSDISCIPLINARIDAD
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  29 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37534
Autor:Ricardo, Elio Carlos.
Título:Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas / A discussion about learning competences: problems and alternatives.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):605-628, maio-jun.2010.
Resumo em português: As competências se tornaram parte do discurso educacional, principalmente após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação. Todavia, tem-se observado que sua compreensão não é clara. Este artigo apresenta e discute alguns problemas e alternativas acerca da noção e da lógica das competências. Além disso, questiona as práticas e os saberes docentes(AU)
Resumo em inglês: Competences became part of the educational discourse, mainly after the issue of the National Curriculum Guidelines for Secondary Education and the National Curriculum Parameters by the Brazilian Ministry of Education. However, it has been observed that their comprehension is not clear. This paper presents and discusses some problems and alternatives about the notion and the logic of competences. Moreover, the practices and teacher knowledge are questioned(AU)
Descritores Psi Português:ENSINO MÉDIO
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:TEACHERS
SECONDARY EDUCATION
PROFESSIONAL COMPETENCE
Descritores Psi Espanhol:PROFESORES
EDUCACION SECUNDARIA
COMPETENCIA PROFESIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  30 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37533
Autor:Paraíso, Marlucy Alves.
Título:Diferença no currículo / Difference in the curriculum.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):587-604, maio-jun.2010.
Resumo em português: O artigo procura pensar um currículo com a diferença, conforme conceituada por Gilles Deleuze, para abalar os extratos dos currículos já formados e experimentar fazer um currículo movimentar-se. Traz, como mote para essa experimentação, linhas de currículos traçadas em uma investigação que cartografou os fazeres curriculares de três professoras que trabalham em três escolas distintas. Utiliza vários conceitos retirados do pensamento da diferença deleuziano para pensar linhas virtuais no território do currículo. Defende a necessidade de pensar o currículo em suas bifurcações, em seus escapes, variações e linhas de fugas. Prioriza a diferença em vez da identidade, e segue as ramificações que surgem desse pensamento. Procura fazer traçados que racham os extratos dos currículos existentes, em seu meio, para ver a diferença fazer o seu trabalho. Experimenta, por fim, fazer a diferença operar para pensar um currículo como território de multiplicidades, somas, desejo, desterritorializações, cultivo de alegrias e afectos.(AU)
Resumo em inglês: This paper intends to consider a curriculum with the difference, as conceptualized by Gilles Deleuze, in order to shake the extracts of the already existing curriculums so as to give rise to a new one. It brings, as a means of experimentation, lines traced in an investigation which has mapped out the curriculum of three teachers working in three different schools. Concepts taken from the deleuzian thought on difference are used to establish virtual lines in the territory of the curriculum. The need to consider the curriculum with its bifurcations, escapes, variations and escape lines is defended. Difference is prioritized, as opposed to identity, and the ramifications that emerge from this thought are then followed up on. Its lines and traces aim to break the extracts of the already existing curriculums so as to enable us to observe difference doing its job. Last but not least, it means to operate with difference in such a way that the curriculum may be viewed as a multiple territory of summation, desire, extinction of territorial boundaries as well as cultivation of joys and affections(AU)
Descritores Psi Português:CURRICULO
DELEUZE, GILLES, 1925-1995
Descritores Psi Inglês:CURRICULUM
Descritores Psi Espanhol:CURRICULUM
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  31 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37532
Autor:Marchelli, Paulo Sérgio.
Título:Expansão e qualidade da educação básica no Brasil / Expansion and quality of primary and secondary education in Brazil.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):561-585, maio-jun.2010.
Resumo em português: O trabalho consiste em uma apreciação crítica sobre a taxa de escolarização bruta, fluxo escolar, desempenho do estudante, evasão, repetência e outros indicadores utilizados como parâmetros para a avaliação da qualidade na educação básica brasileira. Trata-se de matéria de caráter ensaístico sobre o fato de que o custo de universalizar as matrículas foi uma perceptível queda no rendimento dos alunos. No entanto, o trabalho mostra que a qualidade deve ser considerada em termos representados pelos ganhos sociais da universalização do ensino e não unicamente pelas notas obtidas nas provas. São expostos problemas conceituais referentes ao novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado na formulação de políticas públicas para que o Brasil melhore sua posição no ranking internacional da educação.(AU)
Resumo em inglês: This paper is a critical appreciation of the overall schooling rate, school flow, student performance, truancy, repeat years and other indicators used as parameters for assessing the quality of Brazilian education. This is essay material about the fact that the cost of making school enrollment universal led to a perceptible drop in student performance. Nevertheless, the work shows that quality must be considered in terms that are represented by the social gains achieved as a result of the universilization of education and not only from the marks obtained in tests. Conceptual problems are revealed, such as those relating to the new Basic Education Development Index (primary and secondary education), which is used in Brazil for formulating public policies in order to improve its position in the international education ranking.(AU)
Descritores Psi Português:POLITICA EDUCACIONAL
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL QUALITY
EDUCATIONAL EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:POLITICA EDUCACIONAL
CALIDAD DE EDUCACION
EVALUACION EDUCACIONAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  32 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37531
Autor:Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de.
Título:Educação a distância e efeitos em cadeia / Distance learning and knockon effects.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):547-559, maio-jun.2010.
Resumo em português: Este artigo é composto de duas partes. A primeira delas apresenta dois argumentos de natureza mais abstrata que constituem ponto de partida para o desenvolvimento da segunda parte, mais voltada para a discussão de alguns aspectos de políticas de educação a distância, isto é, do papel do poder público no fomento e conformação dessa modalidade de educação. Pretende-se, primeiro, estabelecer algumas premissas para entender a emergência desse fenômeno e alguns de seus condicionantes e consequências. Depois, sugerir algumas ferramentas analíticas que nos permitam refletir sobre as políticas públicas voltadas para essa área(AU)
Resumo em inglês: This article is divided into two parts. The first presents two abstract arguments that constitute the starting point for the development of the second part, which is directed towards discussing some aspects of the distance learning policies, i.e., the role of public authorities in encouraging and shaping this type of education. First of all, it is intended to establish some assumptions to understand the emergence of this phenomenon and some of its conditioning factors and consequences; then to suggest some analytical tools to allow us to reflect on public policy in this area(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO A DISTANCIA
POLITICAS PÚBLICAS
Descritores Psi Inglês:DISTANCE EDUCATION
PUBLIC POLICIES
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION A DISTANCIA
POLITICAS PUBLICAS
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  33 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37530
Autor:Follari, Roberto.
Título:Curriculum y doble lógica de inserción: lo universitario y las prácticas profesionales / The curriculum and the double logic of insertion: university students and professional practices.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):529-546, maio-jun.2010.
Resumo em espanhol: La práctica intrauniversitaria y sus reglas autolegitimatorias, no tienen relación directa con las prácticas profesionales de quienes egresan de las universidades. De tal manera los planes de estudio pueden mantener sistemática disociación con las necesidaes profesionales, sin que ello implique disfunción alguna dentro de la actividad universitaria. Por cierto que la Universidad no tiene por qué responder mecánicamente a las demandas del mercado; pero sí debe asumir que la noción de crítica social debe resultar inmanente a las prácticas profesionales para las cuales se forma a los estudiantes. De lo contrario, se prepara a los mismos para el desempleo y la inadecuación laboral, o para un discurso que será abandonado en cuanto se inicie la actividad profesional(AU)
Resumo em inglês: Intra-university practice and its self-legitimizing rules have no direct relationship with the professional practices of university graduates. So, study plans may be systematically dissociated from professional needs, but this does not implyes any dysfunction within university activity. It is true that the University has no reason to respond mechanically to the demands of the market, but the institution must assume that the notion of social criticism is to result immanent to the professional practice for which it prepares students. Otherwise, it prepares them for unemployment and unsuitable employment, or for a discourse that will be abandoned as soon as they start their professional activities(AU)
Descritores Psi Português:MERCADO DE TRABALHO
ENSINO SUPERIOR
PROFISSIONAIS
Descritores Psi Inglês:LABOR MARKET
HIGHER EDUCATION
PROFESSIONAL PERSONNEL
Descritores Psi Espanhol:MERCADO DE TRABAJO
EDUCACION SUPERIOR
PROFESIONALES
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=es


  34 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37529
Autor:Ferrada Tores, Donatila; Villena Spuler, Alicia.
Título:Modelo profesional de referencia en la formación inicial de profesores.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):507-527, maio-jun.2010.
Resumo em inglês: This investigation arose as a central objective to unravel the / those model (s) of science and the praxiological models that underlie the training processes of education professionals from a center of higher education studies in order to take into account current professional models and establish possible relationships between these theoretical models and practical models, using a qualitative and interpretative methodology. The results showed that there is a relative coexistence between professional models with a cognitive and constructivist reference point, endorsed by a paradigm shift that moves from positivism to interpretation.(AU)
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO SUPERIOR
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
HIGHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DE PROFESORES
EDUCACION SUPERIOR
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=es


  35 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:37528
Autor:Reali, Aline M de M R; Tancredo, Regina M S P; Mizukani, Maria da Graça N.
Título:Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):479-506, maio-jun.2010.
Resumo em português: Neste artigo analisamos as fases evidenciadas no desenvolvimento do Programa de Mentoria do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (SP). O programa se caracteriza por ser online e é dirigido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com até cinco anos de experiência. Foi conduzido por três pesquisadoras e onze mentoras (professoras experientes) que acompanharam individualmente, a distância e por meio de correspondências eletrônicas, 56 professoras iniciantes durante períodos entre seis meses a dois anos e meio. Do ponto de vista teórico consideramos a literatura relativa à aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; início da carreira docente; processos de mentoria e educação a distância. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação a partir de estratégias construtivo-colaborativas. As principais fontes de dados foram as correspondências trocadas entre mentoras e professoras iniciantes; diários reflexivos de mentoras e professoras iniciantes; redação de casos de ensino pelas professoras iniciantes; registros de observação das reuniões semanais ocorridos entre pesquisadoras e mentoras. Os resultados apontam que os processos de mentoria investigados ocorrem segundo fases distintas (fase inicial ou de aproximação; fase de desenvolvimento ou aprofundamento; fase de desligamento) com características, objetivos e procedimentos(AU)
Resumo em inglês: This article analyzes the development phases of the On-line Mentoring Program at the Teachers Portal of Universidade Federal de São Carlos. The mentoring program is an on-line program aimed at elementary school teachers at the first grades with up to five years of experience. It is carried out by ten mentors coaching by electronic 56 novice teachers during six to 28 months. Its theoretical framework includes literature on teacher learning and professional development, the first years of teaching, mentoring processes and distance education. The research design adopted in this investigation can be characterized as action-research founded on constructive-collaborative strategies. Its chief sources of data were: written communications between mentors and novice teachers, mentors' and novice teachers' reflexive journals, and reports on observations at weekly meetings between mentors and researchers. Results indicate that the investigated mentoring processes occur consistent with distinct phases and their intrinsic characteristics, goals and procedures.(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO A DISTANCIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:TEACHER EDUCATION
DISTANCE EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:FORMACION DE PROFESORES
EDUCACION A DISTANCIA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


  36 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Id:37527
Autor:Tartuce, Gisela Lobo B. P; Nunesco, Marina M R; Almeida, Patrícia Cristina Albieri De.
Título:Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil / Secondary school students and the attractiveness of a teaching career in Brazil.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):445-477, maio-jun.2010.
Resumo em português: O artigo traz os resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar a atratividade da carreira docente no Brasil pela ótica de alunos concluintes do ensino médio, uma vez que se tem divulgado a perda de interesse pela opção profissional pelo magsitério por parte dos adolescentes. O estudo foi realizado em escolas públicas e particulares de cidades de grande ou médio porte das diferentes regiões do país. Os dados utilizados para as análises têm origem em duas fontes: questionário e grupos de discussão. Nos resultados, a rejeição à carreira docente é recorrente entre os jovens pesquisados. As justificativas dos estudantes para a falta de atratividade da carreira se relacionam à ausência de identificação pessoal com a docência, às condições sociais e financeiras de exercício da profissão, à própria experiência escolar dos alunos e à influência familiar.(AU)
Resumo em inglês: The article presents the results of research, the objective of which was to investigate the attractiveness of a teaching career in Brazil from the viewpoint of students in the final year of secondary education, since it has been widely disclosed that there is a loss of interest in choosing teaching as a profession on the part of adolescents. The study was carried out in public and private schools in large or medium-size cities in different regions in Brazil. The data used for the analyses originated from two sources: a questionnaire and discussion groups. The results show that rejection of a teaching career is a recurrent theme among the young people involved in the research. The justifications of the students for the lack of attractiveness of the career are related to the absence of a personal identification with teaching, the social and financial conditions associated with exercising the profession, the students' own school experience and family influence.(AU)
Descritores Psi Português:FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESCOLHA PROFISSIONAL
PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:TEACHERS
OCCUPATIONAL CHOICE
TEACHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PROFESORES
ESCOGIMIENTO PROFESIONAL
FORMACION DE PROFESORES
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


  37 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37526
Autor:Barretto, Elba Siqueira de Sá.
Título:Trabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações / Teaching work and training models: old and new challenges and representations.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):427-443, maio-jun.2010.
Resumo em português: Este texto se propõe a discutir o peso das representações relativas ao exercício da profissão docente e seu enraizamento histórico, à luz de pesquisas recentes sobre o trabalho dos professores da educação básica no país e a sua formação nos cursos de licenciatura e pedagogia, conferindo especial atenção ao período de criação dos sistemas de ensino, porque gerador de paradigmas que persistem na atualidade. Discute também a interseção de fatores que provocam mudanças no trabalho e na formação docente e implicam redefinições das características profissionais da sua atuação em vista das transformações da função social da escola na contemporaneidade. Para tanto, considera: o ingresso dos professores de origem popular no ensino superior e o caráter regressivo das políticas públicas; a exclusão social e as condições de educabilidade na escola que se universaliza; a nova clientela escolar e os padrões de relacionamento professor aluno. Esses padrões passam por recortes culturais e cognitivos que têm a ver com a atenção à diversidade, as alterações nas relações de poder entre as gerações e aos modos diversos e coetâneos de apropriação da cultura(AU)
Resumo em inglês: Este texto se propõe a discutir o peso das representações relativas ao exercício da profissão docente e seu enraizamento histórico, à luz de pesquisas recentes sobre o trabalho dos professores da educação básica no país e a sua formação nos cursos de licenciatura e pedagogia, conferindo especial atenção ao período de criação dos sistemas de ensino, porque gerador de paradigmas que persistem na atualidade. Discute também a interseção de fatores que provocam mudanças no trabalho e na formação docente e implicam redefinições das características profissionais da sua atuação em vista das transformações da função social da escola na contemporaneidade. Para tanto, considera: o ingresso dos professores de origem popular no ensino superior e o caráter regressivo das políticas públicas; a exclusão social e as condições de educabilidade na escola que se universaliza; a nova clientela escolar e os padrões de relacionamento professor aluno. Esses padrões passam por recortes culturais e cognitivos que têm a ver com a atenção à diversidade, as alterações nas relações de poder entre as gerações e aos modos diversos e coetâneos de apropriação da cultura.(AU)
Descritores Psi Português:PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descritores Psi Inglês:TEACHERS
TEACHER EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:PROFESORES
FORMACION DE PROFESORES
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  38 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37525
Autor:Arruda, Angela; Jamur, Marilena; Melicio, Thiago; Barroso, Felipe.
Título:De pivete a funqueiro: genealogia de uma alteridade.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):407-425, maio-jun.2010.
Resumo em português: Com base na teoria das representações sociais de Moscovici e a partir de contextualizações do fenômeno dos arrastões, esse texto se propõe a discutir elementos que respondam às questões: por que discursos criminalizantes, que afirmam a periculosidade do funkeiro, se fizeram tão presentes desde o início da década de noventa no Rio de Janeiro? Como esses discursos, que apontam para uma determinada construção social do funkeiro, interferiram na relação do funk com a sociedade? A discussão passa pela compreensão dos dispositivos criados na sociedade carioca daquele período para a solução de problemas com os quais ela se via confrontada. Trata-se de tentar compreender como, em certo momento, o funkeiro ganha um perfil amplamente difundido como problema que requer um tipo de intervenção específica.(AU)
Resumo em inglês: Based on the theory of the social representations of Moscovici and from the contextualization of the phenomenon of street gang mass robberies, this text proposes to discuss elements that respond to the following questions. Why have criminalizing discourses, which claim how dangerous funk fans are, been so evident since the start of the 1990s in Rio de Janeiro? How do these discourses, which indicate a certain social construction of the funk fan, interfere in the relationship of funk with society? The discussion starts with an understanding of the devices created in the Rio de Janeiro society of that period for solving the problems with which it saw itself confronted. This is an attempt to understand how, at a particular point in time, the funk fan received a widely disclosed profile as a problem that requires a specific type of intervention.(AU)
Descritores Psi Português:REPRESENTACAO SOCIAL
VIOLENCIA
Descritores Psi Inglês:VIOLENCE
SOCIAL REPRESENTATION
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA
REPRESENTACION SOCIAL
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  39 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37524
Autor:Villas Boas, Lúcia Pintor Santiso.
Título:Uma abordagem da historicidade das representações sociais / An approach to the historicity of social representations.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):379-405, maio-jun.2010.
Resumo em português: O artigo pretende enfatizar a historicidade das representações sociais como aspecto fundamental para a compreensão de seus processos de generatividade e de estabilização de conteúdos. Para tanto, considera que as representações sociais são resultado, de um lado, da reapropriação de conteúdos advindos de períodos cronológicos distintos e, de outro, daqueles gerados por novos contextos. Assim, são apresentados aspectos de reciprocidade entre representações sociais e a perspectiva da história das mentalidades enfatizando que os processos de objetivação e de ancoragem, formadores das representações sociais, são privilegiados para a investigação dessa historicidade(AU)
Resumo em inglês: The article aims to emphasize the historicity of the social representations as a basic aspect for the understanding of their processes of generativity and of stabilization of contents. For so, it considers social representations as the consequence, on the one hand, of the appropriation of contents from chronological different periods and, on the other hand, from those contents produced by new contexts. Therefore, the article presents some aspects of the reciprocity between social representations and history of mentalities in order to emphasize that the processes of objectivation and anchorage, which are constitutive of the social representations, are privileged processes for the investigation of this historicity(AU)
Descritores Psi Português:REPRESENTAÇÃO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
HISTÓRIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL REPRESENTATION
SOCIAL PSYCHOLOGY
HISTORY
Descritores Psi Espanhol:REPRESENTACION SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
HISTORIA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


  40 / 1037 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo SciELO Brasil
Id:37523
Autor:BARVIER, Jean-Marie.
Título:Representações sociais e culturas de ação / The social and cultural representations of action.
Fonte:Cad. pesqui;40(140):351-378, maio-jun.2010.
Resumo em português: Sustentado por constatações realizadas no mundo profissional e, em particular, no mundo da educação e da formação, o autor propõe o conceito de cultura da ação como um modo compartilhado de organização de construção de sentido sobre as atividades. Este conceito transversal às diferentes formas de ação busca unir os aspectos individuais e coletivos, as permanências e as mudanças, os aspectos mentais e os aspectos conativos na abordagem do envolvimento com a ação. O conceito se inscreve no quadro mais amplo da criação de ferramentas capazes de descrever a construção simultânea de ações de sujeitos individuais e coletivos.(AU)
Resumo em inglês: Sustained by findings in the professional world and, in particular, in the world of education and training the author proposes the concept of action culture as a shared way of organizing the construction of the meaning of activities. This transversal concept of the different forms of action seeks to unite individual and collective aspects, what remains and what changes and the mental and conative aspects in the approach to involvement with action. The concept is inscribed within the broader frame of the creation of tools that are capable of describing the simultaneous construction of the actions of individuals and groups.(AU)
Descritores Psi Português:REPRESENTAÇÃO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
CULTURA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL PSYCHOLOGY
SOCIAL REPRESENTATION
CULTURE
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA SOCIAL
REPRESENTACION SOCIAL
CULTURA
Responsável:BR1151.1 - UNIP.
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



página 1 de 26 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information